sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

sexta-feira, janeiro 20, 2012 - 1 comment

Scouting Report: Gabriel Mercado

Nome: Gabriel Iván Mercado
Equipa: Estudiantes La Plata (Argentina)
Data de Nascimento: 18.03.1987
Nacionalidade: Argentina
Final do Contrato: 30.06.2013
Valor de Mercado: 2.200.000€
 
Posição: Lateral Direito - Mercado actua regularmente como lateral direito em 4-4-2 ou como carrillero pela direita num sistema de 3 defesas. Pode ainda actuar como central.

Perfil Táctico/Técnico: 

Posicionamento interior

Começamos a descrição de Mercado pela avaliação do seu posicionamento interior. Devido à sua formação como defesa central, Mercado é um jogador que se sente bastante confortável em zonas interiores, colocando-se correctamente em posição e controlando muito bem o seu espaço. No jogo com o Newell's, na primeira jornada do Apertura 2011, foi evidente a boa percepção do argentino no que diz respeito à necessidade de fechar junto dos centrais quando a bola se encontra do lado oposto.
 

Pegamos no lance com a equipa do Newell's a desenvolver mais um ataque pela meia direita, com Mercado a posicionar-se numa zona mais interior para precaver um eventual cruzamento.


A bola acaba mesmo por chegar a Sperdutti e assim que isso acontece Mercado antecipa muito bem a jogada e, tendo o cuidado de controlar onde está o adversário, começa a estabelecer posição (controlar o espaço) na zona onde prevê que irá cair o cruzamento.


Sperdutti acaba por bater a bola um pouco mais longa do que o esparado mas o lateral argentino, depois de ajustar muito bem a posição para garantir a frente do lance, ataca a bola sem contemplações e mesmo fortemente pressionado por Vangioni cede canto.

Confira este e outros lances em tempo real:


Duelos

Mercado revela-se, ainda, um jogador bastante forte nos duelos, especialmente aéreos onde estabelece muito bem posição antes de se elevar para interceptar a bola. O argentino é, de resto, um jogador bastante sólido e agressivo nas disputas de bola, não dando normalmente descanso aos adversário que lhe aparecem pela frente.


Reacção à perda

A agressividade de Mercado permite-lhe, também, ser um jogador de grande utilidade a defender a partir da reacção à perda em zonas mais avançadas, algo bastante característico na forma como o Benfica domina e carrega sobre os adversários.


Combinações ofensivas

Em termos atacantes, Mercado é um lateral que gosta bastante de chegar à frente, envolvendo-se em constantes combinações ofensivas ao longo do flanco e aparecendo também na área para finalizar. A capacidade técnica não é mais que razoável (as incursões são quase sempre em força e em potência), mas a capacidade de cruzamento, não sendo diferenciadora, acaba por ser bastante interessante.

1 comentários:

Enviar um comentário