domingo, 1 de janeiro de 2012

Analise Gastón Silva (Defensor Sporting Sub-17)

Nome: Gastón Alexis Silva Perdomo
Nasc: 05.03.1994 (17 anos)
Altura: 1,85 mt Peso: 84 Kg
Posição: Defesa Central (esquerdo)
Clube: Defensor Sporting Sub-17 (Benfica?)



Gastón Silva jogador Sub-17 do Defensor Sporting (URU), foi umas das revelações da selecção Uruguaia no mundial sub-17 no méxico, onde alcançaram o 2º lugar, perdendo na final com os anfitriões por 2-0.

É um central canhoto que joga preferencialmente na esquerda do eixo defensivo. Gastón Silva, mostrou ser um jogador muito culto tacticamente, mas que por norma evita ir ao choque com o avançado adversário, optando quase sempre por se colocar defensivamente de modo a ocupar o espaço defensivo nas costas dos seus companheiros.

Joga preferencialmente numa posição mais de libero e com uma velocidade de deslocamento boa, é um jogador que faz normalmente as dobras aos seus colegas de sector. Tem uma capacidade de execução dos seus gestos técnicos interessante, contundo, algo lentas. No jogo aéreo tem boa capacidade se impulsão e apesar de por norma evitar o choque, é um atleta que em zonas mais recuadas aplica bem o seu físico para recuperar ou cortar as bolas que lhe aparece na sua zona de acção.

Nestas duas imagens de jogos diferentes vê-se claramente o jogador a manter o posicionamento mais recuado no sector defensivo.
Com uma velocidade de deslocamento boa, é visto em varias situações a dobrar até o lateral direito.

Na construção de jogo e participação na 1ª fase de construção da equipa, não parece muito forte, mas isso também se pode dever facto do futebol muito directo usado pela selecção do Uruguai Sub-17, que faz com que qualquer jogador da defesa tenha por principio lançar a bola para a frente à 1ª oportunidade.

Revela muita maturidade táctica que aliada à sua boa velocidade de deslocamento, lhe permite manter uma agressividade qb na disputa de lances com os adversários, agressividade essa que se torna mais intensa em zonas mais recuadas do terreno.

Ao nível da morfologia, parece ser um atleta mesomorfo e com uma margem ainda muito interessante em termos de ganhos musculares.

2 comentários:

Boa análise. Tinha uma boa impressão do jogador antes e agora mais fiquei.

Confesso que não conheço o jogador em causa. Pelo que li também fiquei com boa impressão. É sempre bom ter centrais rápidos e de qualidade.

Mesmo que não seja forte a sair a jogar, pela discrição é um central mais fixo pelo que poderá fazer uma excelente dupla com um novo "David Luiz" mas que actue no lado direito da defesa.

Ainda que precise de evoluir bastante, são publicas as expectativas que se tem no Roderick. Quem sabe se um dia não serão a dupla de centrais do Benfica.

Gostei muito de ler, bom trabalho.

Enviar um comentário